Baixa umidade

por oli publicado 26/07/2017 16h29, última modificação 26/07/2017 16h29
Alerta de baixa umidade sobe para laranja no Tocantins.

O alerta de baixa umidade que está em vigor para todas as cidades do Tocantins subiu de amarelo para laranja em Palmas e em outras 47 cidades do estado. O aviso indica que as condições climáticas pioraram em quase toda a região sul e na parte central do estado. A umidade relativa do ar pode ficar entre 20% e 12% na área de alerta laranja e entre 30% e 21% nas outras regiões. O mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 60%.

As temperaturas máximas na região podem chegar a até 35ºC. A orientação para a população é de evitar atividades ao ar livre nos horários mais quentes do dia, entre 11h e 15h, beber muita água para se manter hidratado, usar protetor solar e evitar ações que possam provocar queimadas, que agravam ainda mais a situação neste período do ano. A lista completa das cidades afetadas pode ser encontrada no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emite os alertas.

O Tocantins já teve mais de 3,6 mil focos de queimadas em 2017. Cerca de 1,3 mil foram registradas apenas nos últimos 20 dias. O estado segue na segunda colocação no ranking nacional em número de focos, atrás apenas do Mato Grosso.

Fonte: G1 Tocantins / http://g1.globo.com/to/tocantins