Biometria

por oli publicado 19/10/2017 17h33, última modificação 19/10/2017 17h33
Informações sobre a biometria eleitoral no Tocantins.

Nas eleições do próximo ano, os eleitores dos 139 municípios do Tocantins usarão as impressões digitais para votar. Ao todo, 99,93% dos eleitores do estado vão votar usando a biometria. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) concluiu o cadastramento biométrico de todos os eleitores do estado, que corresponde a 1.880.000. Nas eleições passadas o Tocantins tinha 70% do eleitorado cadastrado.

Cadastramento: A biometria usa as impressões digitais para identificar o cidadão. O objetivo é ter mais segurança e evitar fraudes. No Brasil, a emissão de passaporte, de carteiras de identidade e o cadastro das Polícias Civil e Federal contam com sistemas biométricos.

Para o reconhecimento individual, são coletados dados biométricos por meio de sensores que os colocam em formato digital. No caso do cadastramento feito pela Justiça Eleitoral, os dados são coletados por um scanner de alta definição. São coletados dados de todos os dez dedos da mão, mas apenas um é utilizado para identificar o eleitor no momento da votação.

A coleta das digitais dura poucos segundos, além disso, é tirada uma fotografia e cadastrada a assinatura digitalizada.

Fonte: G1 Tocantins - http://g1.globo.com/to/tocantins/