Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Qualificação profissional

Qualificação profissional

por oli publicado 17/01/2020 10h26, última modificação 17/01/2020 10h26
Visando inserir jovens no mercado de trabalho.

Para ajudar a inserir jovens do mercado de trabalho, o Governo Federal vai investir em qualificação profissional. A ideia do Ministério da Economia é tornar a qualificação mais eficiente. É o que prevê edital de pregão eletrônico nº 8/2019. Essa é a primeira etapa da política de qualificação profissional desenvolvida pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), do Ministério da Economia.

Segundo a Sepec, o edital prevê a contratação de instituição que faça qualificação profissional dentro de um modelo mais eficiente, que está sendo adotado no Brasil pela primeira vez.

Como funciona: O pagamento às empresas dependerá do percentual de empregabilidade dos jovens, ou seja, após o término dos cursos será preciso que o jovem consiga emprego com duração de quatro meses ou mais, e que a empregabilidade seja, no mínimo, 30% superior ao grupo de controle, que será formado com 1.200 jovens que comporão uma espécie de base de comparação. 

Serão selecionados, na primeira etapa, dois mil jovens desempregados, entre 18 e 29 anos. Desse total 800 serão matriculados nos cursos e os demais 1.200 comporão o chamado grupo de controle – a base de comparação para a empregabilidade.

O edital prevê, ainda, que a instituição contratada terá que desenvolver a metodologia, o mapeamento de demanda empresarial e a realização dos cursos em até 365 dias após a assinatura do contrato. Os cursos terão carga horária mínima de 250 horas-aula presenciais e poderão ocorrer em qualquer município do Brasil. 

Fonte: Governo do Brasil - www.gov.br