Queimadas

por oli publicado 26/07/2017 16h34, última modificação 26/07/2017 16h34
Tocantins ultrapassa quatro mil focos de queimadas.

O número de queimadas registradas em 2017 no Tocantins ultrapassou quatro mil focos. O estado segue em segundo lugar no ranking nacional, com menos focos apenas que o Mato Grosso. Nos últimos dias foram registrados 1,7 mil incêndios florestais no estado, quase 700 a mais que a média história para o mês julho.

O número deve subir bastante até o final do ano, historicamente agosto e setembro concentram o maior número de queimadas ao longo do ano. Apesar dos números altos, a situação ainda é menos grave que no mesmo período do ano passado. Em 2016 o estado registrou mais de 2,7 mil focos em julho.

As cidades do Tocantins seguem em alerta de baixa umidade. No sul e sudoeste do estado há municípios com alerta laranja e todo o resto do estado segue em alerta amarelo.

A orientação para a população é de evitar atividades ao ar livre nos horários mais quentes do dia, entre 11h e 15h, beber muita água para se manter hidratado, usar protetor solar e evitar ações que possam provocar queimadas, que agravam ainda mais a situação neste período do ano.

Fonte: G1 Tocantins / http://g1.globo.com/to/tocantins